18

Travessia Cósmica

A nova canção da banda britânica Coldplay – Aliens – é a tradução do impasse que, hoje, impacta a nossa civilização. A composição retrata um povo alienígena na iminência de perder seu lar. Os aliens, então, mergulham em uma travessia sideral quase impossível, à procura de uma nova casa, de um mundo que os acolha.

Pois bem. Quem são nossos aliens, senão aqueles obrigados a fugir de seu lar, da terra natal, em uma odisseia moderna incerta. Desesperados, sem outra opção diante da dor, da miséria, do horror da guerra, cruzam mares em embarcações improvisadas, dispostos a dar a própria vida em troca de uma suposta liberdade. São heróis anônimos, prováveis náufragos.

Ou seguem por terra, enfrentando outros tantos monstros. Quando os sobreviventes chegam, enfim, a algum porto seguro, muitas vezes encontram fronteiras fechadas, decretos irreversíveis, portas cerradas. Se porventura a sorte lhes sorri e eles conseguem entrar em uma nova terra, geralmente se deparam com olhares de estranheza, atitudes preconceituosas, com o medo do outro.

coldplayveio2

Em suas gargantas paira um grito de socorro, um apelo:

“Diga ao seu líder

Um “sir” ou uma senhora

Que nós viemos em paz

Não queremos machucá-los”

Ou:

“Oh, nós apenas queremos chegar em casa novamente”

(Aliens, Coldplay)

aliens

Entre eles, tantas crianças, olhares perplexos, mal compreendem o que se passa!

“Crianças choram

Se você quiser

Está tudo bem

Se você quiser

Abrace-me

Abrace-me apertado”

(Aliens, Coldplay)

A mensagem do Coldplay é clara. Está na hora de estender as mãos, abrir as fronteiras, abaixar as armas, acolher o outro. Só assim o mundo cinza poderá renascer como a fênix, revestindo-se das cores do arco-íris. É esse universo que pretendo legar às próximas gerações. E você?

Aliens – faixa do CD Kaleidoscope

Toda a renda desta canção é destinada à entidade Migrant Offshore Aid Station, que desde 2014 vêm resgatando inúmeros refugiados.