estado-laico

Liberdade religiosa

Sábado nós falamos sobre o futuro presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e dentre os vários itens que citamos, falamos sobre sua proposta de combate ao terrorismo, que – na verdade – é uma forma de acabar com os muçulmanos. E aproveitando que em breve teremos o Dia da Tolerância, iremos falar sobre o é ser um estado laico.

estado-laico2

O significado de um estado laico, de forma bem simples, é um local onde as pessoas podem seguir qualquer religião e cultuar seus deuses sem sofrer nenhuma penitência ou perseguição. Simples né? Muito fácil de entender, mas nem tão simples de tornar real.

No Brasil, por exemplo, as principais religiões praticadas são o catolicismo, o espiritismo e os evangélicos. Dentro delas existem algumas divisões e cada uma tem seus segmentos e crenças. No entanto, o mais comum é que uma tente desmerecer a outra.estado-laico1

As religiões que sofrem mais preconceito são as de crença espirita, como o kardecismo, umbanda e candomblé. Como são religiões com seu início nos povos africanos, muitos acreditam que são religiões que fazem o mal. Principalmente porque os deuses que são cultuados tem outros nomes e suas aparências são de negros, o que aumenta o preconceito.

O caso dos crentes também é complicado, mas por conta de seus principais representantes, os pastores. Devido a alguns regentes que cresceram financeiramente com os dízimos doados a igreja, passaram a dizer que os evangélicos apenas davam dinheiro para interesseiros.

Como o catolicismo é a primeira religião oficial do Brasil, ela é a que menos sofre preconceito e que a mais aceita por todos. Apesar de que, devido também a alguns casos de pedofilia registrado contra padres, muitos criarem o estereótipo de que padres eram pedófilos, o que enfraqueceu um pouco a religião.

Contudo, o que devemos ter ciente e decorado é que cada pessoa tem direito de crer no que melhor lhe cabe. Que sejam em santos, anjos, orixás, fadas, unicórnios, árvores e etc. Aliás, elas podem até não acreditar em nada, desde que não interfiram na crença dos outros. O respeito ainda é a melhor forma de ação entre pessoas. Respeite a crença do próximo para que ele também respeite a sua.