republica

Dia da Proclamação da República

Hoje é dia da proclamação da república. Foi exatamente no dia 15 de novembro de 1889 que se instaurou no Brasil a forma republicana federativa presidencialista do governo no Brasil, que até o momento vivia em regime de monarquia.

Mas o que é exatamente uma República? Segundo o dicionário República é uma forma de governo em que o Estado se constitui de modo a atender o interesse geral dos cidadãos. No entanto, essa definição se assemelha muito ao significado de Democracia.

A origem do sistema político republicano está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. E atualmente é vista como uma forma de governo onde o representante máximo do poder é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia com uma duração limitada.

Mas o que realmente diferencia a democracia da república é o significado primordial dela. A democracia é um sistema onde a maioria é representada no poder e a república tem como essência fazer o governo da forma que for melhor para a maioria.

Ou seja, no modo de governo republicano a intenção é que a maioria da população – se não toda ela – seja beneficia. Priva por um regime de igualdade e justiça. Enquanto a democracia é a voz da maioria em benefícios deles mesmos.

A República do Brasil funciona em sistema democrático, com eleição realizada de forma direta através do voto secreto. Essa forma de governo é muito nova, principalmente se retirarmos da conta os 21 anos em que o Brasil funcionou em regime de ditadura. São apenas 106 anos desse governo.

Ou seja, ainda temos muito que aprender e melhorar, mas em breve estaremos no caminho certo. Que seja feita a vontade do povo e para benefício dele. Viva a República Federativa Brasileira.