fiestacapa

Tradicional comemoração mexicana

Entre hoje e amanhã, desembarca no Memorial da América Latina uma das maiores festas do México, é a tradicionalíssima Festa do Dia dos Mortos. Segundo a crença dos mexicanos, entre os dias 31 de outubro e o dia dois de novembro, os mortos podem visitar sua família. É como se fosse permitida uma visita para matar a saudade, por isso é um dia muito feliz.

Nos Días de Los Muertos, os familiares enfeitam seus lares, ou vão até os túmulos, com as comidas, bebidas e flores preferidas dos entes falecidos. Lá eles relembram momentos felizes que viveram, tocam músicas, cantam, dançam, acendem velas para iluminar o caminho e celebram a vida de quem já se foi.

Acredita-se que existem dois caminhos para as almas, um deles é muito triste, é o caminho dos esquecidos. Já o outro é belo e colorido, é o caminho daqueles que são lembrados e amados por seus familiares, mesmo após desencarnar. Por isso a festa se faz muito importante, para ajudar na evolução no outro plano.

Aqui no Brasil, essa festa não é tão tradicional, mas devido ao número da população mexicana presente em nossas terras, o Consulado Geral do México em São Paulo, resolveu trazer essa celebração para nós. Nesse sábado e domingo essa festa será comemorada no Memorial da América Latina, com direito a tudo que ocorre na festa original.

Dentre as atividades que ocorrerão estão a feira gastronômica de comida típicas (burritos, tacos, quesadillas, tequila e outros), muita música típica em apresentações ao vivo, exibição do filme “The Book of Life” ou “Festa no Céu” em um cinema ao ar livre, oficina de pintura corporal típica, espaço kids e palestras.

fiestacomida

Por se tratar de uma festa extremamente religiosa, terá um Altar do Dia dos Mortos (Declarado pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade) que ficará em área externa, na Praça da Sombra, para que todos possam participar e celebrar. Terá uma homenagem ao ator Domingos, mas todos poderão celebrar por seus familiares.

No domingo, às 14h, ocorrerá um concurso de fantasias. Os participantes devem se vestir de Catrina e Catrin – caveiras mexicanas.  Só entrará para o concurso que estiver com a fantasia completa, com casal de Catrin e Catrina formados. A parte mais legal é que os participantes deverão contar como foi a caracterização e também a pesquisa sobre os personagens. O prêmio para o casal vencedor será uma passagem aérea para Florianópolis pela Companhia GOL.

fiestacatrina


Serviço:

Memorial da América Latina

Dias 29 e 30 de Outubro.

Sábado, das 12 às 21 horas e Domingo, das 12 às 20h.

Mais informações na página do evento