pina

O dia delas está chegando!

Para comemorar o Dia Das Crianças (12 de outubro), as instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo prepararam atividades especiais para toda a família e, principalmente, pra criançada. Contações de histórias, apresentações musicais, visitas temáticas em exposições e oficinas estão entre as atrações. Confira os destaques da programação no dia 12 de outubro:

Museu da Casa Brasileira – MCB

O Museu da Casa Brasileira realizará uma série de atividades gratuitas voltadas a toda a família no terraço e no jardim. Essas atrações, assim como a entrada na instituição, serão gratuitas. Haverá tributo aos Beatles com o grupo vocal Canto In Club, formado por crianças e adolescentes da Oito Notas Escola de Música, às 11h30. O grupo fará performances originais de sucessos como “Lucy in the Sky with Diamonds”, “Across the Universe”, “Blackbird” e “Help”. A partir das 12h30 ocorrem as Oficinas de “Casinha de abelhas” (às 13h30 e 16h15) e de “Quem planta flores cultiva a vida” (14h15 e 15h15).

Museu Catavento Cultural

Com gratuidade na entrada durante todo o dia 12, Museu Catavento irá proporcionar muita diversão para a garotada. Das 11h00 às 15h00, acontece a Corrida com Bexiga, que utilizará carrinhos impulsionados por bexigas, na Sala Se Liga no Lego, (20 participantes por vez). As crianças também poderão simular um dia de repórter ou conhecer os bastidores de um programa de televisão no Estúdio de TV do Museu. Haverá também uma oficina de Experimentos Científicos e o Espetáculo Trânsito Legal, sobre orientação e regras básicas para locomoção nas vias às 15h00.

Casa das Rosas

Na Casa das Rosas, os pequenos poderão participar da oficina “Capoeira Bichos do Brasil”, do Projeto Sapé Capoeira, às 11h00. Toda atividade será acompanhada de música ao vivo, com os principais instrumentos da capoeira. Às 14h30 haverá o Encontro Est’orias, de Newton Veio, que trará causos do norte e do sul do país como o Boitatá e Mapinguaru.

Museu do Futebol

Das 11h00 às 17h00 o Museu realiza uma série de atividades infantis na ação “Todo Mundo Joga com a Turma da Mônica”, e oferece gratuidade para crianças de até 12 anos.  Haverá também partidas de futebol para meninas no foyer do museu, organizadas pelo Pelado Real FC. Estão previstas também montagens de quebra-cabeça, das 10h30 às 12h30, Futebol de Botão, e oficina de fantoches de dedos, das 11h00 às 13h00. A programação completa pode ser conferida no site www.museudofutebol.org.br.

Museu da Imigração

Já no Museu da Imigração, o grupo Caê se apresenta, às 15h. Com releituras de canções de Caetano Veloso, a banda cria arranjos que transportam as músicas para o universo infantil. Formado por Raphael Cortezi (violão, baixo e guitarra), Thaís Duarte (cello), Franja (percussão), Cláudia Romano (voz) e Danilo Gusmão (voz, violão e texto), o projeto procura contar histórias por meio das canções. Em seguida, às 16h, a criançada põe a mão na massa durante a oficina de culinária infantil, oferecida em parceria com a Pizza da Mooca. Na atividade, Fellipe Zanuto irá ensinar as crianças (de 6 a 12 anos) a produzirem as próprias pizzas. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca fará diversas atividades para celebrar o Dia das Crianças. Das 11h00 às 15h00, a instituição fará distribuição de guia impresso para visita autônoma das famílias, com texto acessível e lúdico.  Crianças até 10 anos não pagam ingresso.

Museu do Café (Santos)

O Museu do Café fará um roteiro lúdico com sessões às 10h00, 12h00, 14h00 e 15h00, guiado por atores que contarão a história do café de forma interativa, com dramatização e brincadeiras de roda e cantigas. O público mirim poderá conferir a Oficina de Minibarista, às 16h00, onde será apresentado o preparo do café às crianças de maneira didática e divertida pelos baristas do Museu. Para participar é necessário estar acompanhado de responsável e as inscrições devem ser realizadas por e-mail (inscricao@museudocafe.org.br) e o limite é de até 20 criançaMs.

Teatro Sérgio Cardoso

O Teatro Sérgio Cardoso também oferece várias atrações para a criançada com o Festival de Arte para Crianças. Os destaques da programação na semana do Dia das Crianças são a peça “O Aniversário da Infanta” (08 e 09/10, às 16h e 10 e 11/10, às 9h00 e às 14h00), e as festas “Disco Baby”, nas quais os pais podem se divertir e dançar com os filhos (08 e 12/10, às 13h00). No dia 12, o saguão do teatro realiza uma maratona de contação de histórias das 9h00 às 12h00 e das 15h00 às 16h00, fechando as atividades com a apresentação “Bandalhaços Show”, da Cia. Dona Ritz. A programação completa está disponível no site do teatro: www.teatrosergiocardoso.org.br.

Fábricas de Cultura

O dia 12 de Outubro também terá diversas atividades nas Fábricas de Cultura da zona leste, com jogos, contações de histórias e atividades literárias para incentivar a criatividade do público infantil. No Parque Belém, às 10h e 15h, a equipe da biblioteca da unidade chama a criançada para relembrar brincadeiras tradicionais. Já na Cidade Tiradentes, às 11h, será realizada uma gincana em torno do livro “Truques, Trotes e Brincadeiras”, de Lasse Rade e Robert Nyberg. Às 15h, na unidade do Itaim Paulista, a diversão gira em torno do autor Ziraldo, na contação de história a partir do livro ”A Infância de Ziraldo”, de Audálio Dantas. No mesmo horário, Sapopemba realiza uma oficina de confecção de petecas, seguida de jogos com o brinquedo.

Por fim, a Vila Curuçá promove uma leitura mediada do livro “Onde Está Wally em Hollywood” e uma oficina de construção do jogo “Pega Varetas”, ambas às 10h e às 15h. A unidade ainda une o Dia das Crianças com o Dia Internacional da Terceira Idade, na contação da história “Lembra de Mim?”, inspirada no livro de Margaret Wild, às 15h30. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para saber mais, acesse o site www.fabricadecultura.org.brou a página do Facebook /fabricasdeculturazl.

Museu da Diversidade Sexual

No dia 12, o Museu da Diversidade Sexual, localizado no Metrô República, irá disponibilizar desenhos para colorir que abordam o respeito às diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Criados pelos artistas Adriana Ferreira, Herbert Loureiro, Heway Verçosa, Izzie Paschoal, Luana Bola, Pedro Lucena e Bianca Pozzi, as imagens são fruto de uma parceria do Museu com a Casa de Criadores no projeto “Homofobia Fora de Moda”. Os desenhos também estão disponíveis no site www.mds.org.br.

Bibliotecas

As bibliotecas celebram além do Dia das Crianças, o Dia da Leitura, com diversas atividades. A Biblioteca Parque Villa-Lobos promove no dia 12 de outubro, em três horários (11h15, 13h15 e 15h15), “Poesias ao Vento” com a Cia. do Liquidificador. A atividade é uma intervenção poética-musical em que três artistas circularão entre os visitantes com balões coloridos e instrumentos musicais. Ao estourarem um balão, que carrega um poema, uma música ou um conto, o participante receberá uma performance exclusiva. A partir das 11h30, o “Sarau lítero-musical infantil – Vinícius, o Poetinha” faz uma homenagem a Vinicius de Moraes e sua obra poético/musical voltada às crianças. Às 14h30, o escritor Antonio Prata fará a leitura de seu novo livro infantil “Jacaré, Não!”. A obra narra a história de um simpático e intrometido Jacaré, que surpreende as crianças enquanto elas estão no banho, brincam e vão à escola. Encerrando a programação especial, às 16h00, a Cia. Truks apresenta o Teatro de Bonecos “O Senhor dos Sonhos” – a história de um velho e bem sucedido escritor, que relembra os tempos de sua infância.

Na Biblioteca de São Paulo as atividades começam às 11h00, com uma sessão do Bebelê, atividade de estímulo à leitura voltado a crianças entre 6 meses e 4 anos. A Cia. do Liquidificador também estará presente com a atividade “Poesias ao Vento”. A intervenção será realizada às 11h15, 13h15 e 15h15.  A partir das 14h00, crianças e adultos poderão criar seus próprios brinquedos utilizando gravetos, sementes e folhas. A atividade é parte da “Oficina Brinquedos do Sertão de Guimarães Rosa”, que se baseia em trechos de “Miguilim”. Por fim, às 16h00, o Teatro de Bonecas traz a Cia. Trucks como o espetáculo “A Bruxinha”. Um convite à imaginação, a peça traz aos palcos a consagrada personagem da autora Eva Furnari. Para participar, basta comparecer na biblioteca desejada com 30 minutos de antecedência do horário da atividade. Para mais informações e a programação completa, acesse: www.bsp.ogr.br e www.bvl.org.br.