O seu corpo fala… então fale com ele!

As repressões e angústias sofridas pelo indivíduo ao longo de sua vida refletem não apenas no plano psicológico, mas também no corpo e são capazes de enrijecer músculos, num processo conhecido por “encouraçamento”. Hoje, convidamos a psicoterapeuta e doula Mariana Figueiredo para compartilhar conosco 7 motivos para você testar a psicoterapia corporal e revolucionar sua vida! Olha só:

  1. Seu corpo, sua história:nossos corpos nos contam histórias que ficaram esquecidas em algum lugar de nosso inconsciente. Aprendemos desde muito cedo a lidar intelectualmente com nossas emoções, contraindo nossa musculatura para ocultar, disfarçar o que sentimos, nos adequando às necessidades que vem de fora, esquecendo de olhar para dentro de nós mesmo e checar se estamos felizes.
  1. Auto-regulação: nosso organismo tem o poder de exprimir, resolver e digerir os mais violentos choques emocionais, desde que tenha as condições necessárias de paz e segurança. Somente quando a pessoa perde sua capacidade natural de auto-regulação é que os conflitos psicossomáticos se desenvolvem.
  1. Grounding: É a sensação do contato dos pés com o chão. Quanto maior este contato, maior a presença da pessoa em seu momento atual, suportando com mais firmeza e segurança os desafios em sua vida.
  1. Respiração: A forma como a pessoa respira tem tudo haver com sua vitalidade. Em situações de estresse o corpo se endurece em contrações, enquanto encurtamos a respiração, deixando o organismo em estado de alerta.
  1. Flexibilidade: Um organismo tenso usa sua energia para manutenção de suas neuroses/couraças, já que esta energia fica presa na musculatura contraída.
  1. Comunicação não-verbal: o foco da sessão está nas tensões do corpo e suas restrições, associando, de modo sistêmico, técnicas inovadoras de massagem, associação livre de idéias e movimentos, exercícios mobilizadores e harmonizantes, além da possibilidade de diversas formas de elaboração simbólica a partir da fala, dos sonhos e da imaginação.
  1. Se for em casa é melhor!A possibilidade de ser atendida em casa é mais um ponto a favor da auto-regulação, pois além de escolhermos um espaço acolhedor, o paciente aproveitará melhor os benefícios após a sessão, continuando em uma atmosfera segura, onde será mais um convite para encontrar seu ritmo e permanecer nele.

Cada sessão de psicoterapia corporal à domicilio costuma durar de 1 a 2 horas e o valor por sessão varia entre R$ 150,00 e R$ 300,00, a depender do profissional.

Mariana Figueiredo é Psicoterapeuta Corporal e Doula. Site:  https://marianaterapia.wordpress.com/