o-simbolismo-na-literatura-brasileira

Clássicos da Literatura

Aproveitando o embalo da campanha #QualSeuLivroNacionalFavorito , decidimos listar 05 dos principais livros da literatura brasileira. Dentre muitos brilhantes autores, segue uma lista com clássicos brasileiros.

1 – Aluísio de Azevedo com O Cortiço

livro-o-cortico-aluisio-azevedo_mlb-o-235633924_1251

Publicado em 1980, o romance retrata a situação deplorável em que viviam os moradores de estalagens e cortiços do Rio de Janeiro no fim do século 19.

2 – Graciliano Ramos com Vidas Secas

vidas-secas

Publicado em 1938, o livro conta o drama de uma família nordestina que vive sem condições e em uma constante busca de um lugar para viver dignamente.

3 – Jorge Amado com Capitães da Areia

capitaes-areia-capa

Publicado em 1937 o livro retrata o drama vivido por um grupo de meninos abandonados da Bahia e que se unem para lutar contra a desigualdade e a pobreza a qual foram subjugados.

4 – José de Alencar com Iracema

iracema

Publicado em 1865, o livro faz parte de uma trilogia – formada por O Guarani e Ubirajara – que retrata a vida dos povos indígenas em forma de romance.

5 – Machado de Assis com Dom Casmurro

livro%20dom%20casmurro%206

Publicado em 1899, o livro conta a história de Bento e seu enorme amor por Capitu. Quem ainda não conhece os “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, não sabe o que está perdendo.