saopedro-ilustracao-copia-26062012

Dia de São Pedro

Hoje é o dia em que comemora-se o dia de São Pedro e de São Paulo. Nos países e comunidades que são predominantemente católicos, o dias 29 de junho é marcado pela Festa de São Pedro e São Paulo, uma homenagem aos dois santos apóstolos.

Existem duas possibilidades para a origem dessas comemorações nesta data. A primeira aponta que algumas investigações de historiadores e arqueólogos apontam que Pedro teria sido morto em 29 de junho de 64 d.C. e que São Paulo pode ter sido morto no mesmo dia ou na mesma época. Já que Nero governava o Império Romano e a perseguição aos cristãos era implacável.

A culpa do incêndio foi atribuída aos cristãos e assim teve início a perseguição. Pedro foi morto crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado. Muitos outros mártires cristãos, nessa mesma época, foram jogados no Coliseu para serem devorados por leões famintos.

Na outra versão, acredita-se que o culto dos apóstolos Pedro e Paulo foi substitua de um prática mais antiga do culto pagão dos irmãos Rômulo e Remo. Pois com o avançar do cristianismo no Ocidente, o dia de culto aos irmãos gêmeos foi cristianizado e assim substituído.

Apesar de não se saber ao certo a origem da comemoração, essa data é celebrada há muito tempo. A força espiritual de Pedro exerceu uma importância impar na formação da cristandade, já que ele cruzou grandes territórios espalhando a palavra de Cristo. A igreja ortodoxa também comemora a data, mas no dia 12 de junho, pois os ortodoxos seguem o calendário juliano.

Nas tradições do catolicismo popular, principalmente o brasileiro, o dia de São Pedro é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, quadrilha e os demais componentes das festas juninas. E apesar da data ser dos dois Santos, normalmente, apenas São Pedro é recordado.

sc3a3o-pedro

São Pedro é conhecido como o Guardião das Chaves do Céu. Acredita-se que ele seja o responsável por recepcionar as almas das pessoas que chegam ao paraíso e permitir sua entrada, caso ela tenha sido absolvida de todos os seus pecados. Também é a ele que recorremos por chuva.