DSC_5301 222

Pole dance: exercício para corpo e para alma

DSC_5326_222

Com certeza você já ouviu falar no pole dance. Muito ligado a sensualidade, essa atividade, por vezes, sofre um certo preconceito. O que muitos não sabem é que a prática do pole faz muito bem ao corpo e também a mente. Além disso, é uma atividade esportiva organizada e regulamentada por federações nacionais e mundiais, com calendário anual de campeonatos nas modalidades: individual e em dupla.

IMG-20160517-WA0026

Aluna Marjory

Por isso decidimos contar um pouco mais sobre essa atividade e acabar com o preconceito, pois basta conhecer melhor essa prática pra perceber que exige muita dedicação. Assim como em todos os esporte, o pole é dividido em categorias – de básico ao avançado. Ao iniciar os treinos, no nível iniciante, irá notar que essa arte possui uma metodologia de ensino muito interessante, e segura que os exercícios dados em aula preparam a definição muscular, coordenação motora, desenvolvimento de força e flexibilidade, permitindo que, independente do seu condicionamento físico, possa ser uma adepta.

DSC_5320_222

Quando começar a utilizar a barra, ainda não será com música. Os estúdios especializados chamam essa aula de Pole Fitness. Serão mais exercícios de postura, equilíbrio e força – assim como ocorre nas competições de ginástica artística. Ou seja, você fará agachamento, flexão, abdominal e muitas outras atividades para poder se aventurar na dança.

maju-horz

Aluna Marjory Molto

Mas você deve estar pensando ‘por que faz bem a mente?’ Grande parte das mulheres tem um momento de baixa estima no dia. A prática do pole dance ajuda a desenvolver a sensualidade natural delas, bem como a auto aceitação e a autoconfiança. Com isso, há uma melhora na forma como a mulher se vê, não apenas no físico, mas sim no psicológico. De saber, do fundo da sua alma, que ela pode não ter um corpo padrão, mas que aquele corpo é o dela, que ele é lindo e sexy.

DSC_5342_222

A imagem acima é da – lindíssima –  Mariana Rocha, instrutora de pole dance que ilustrou nossa matéria e aceitou responder três perguntas pra quem ainda tem alguma dúvida sobre os benefícios de fazer essa atividade.
1 – Tem idade para praticar o Pole Dance?
Não, crianças, adolescentes, jovens e adultos podem frequentar as aulas, desde que não tenham restrição médica para executar atividades físicas! Os estúdios de Pole Dance geralmente têm em seu quadro de aulas o “Pole Kids”. Nela é desenvolvido um trabalho lúdico e sem qualquer sensualidade. E terceira idade também vem se descobrindo cada vez mais saudável e capaz!
2 – Há alguma restrição física para o Pole Dance? Altura, peso e afins…
Não, homens e mulheres de todo condicionamento físico, estatura e peso podem se aventurar na barra. Mas, assim como todo esporte, sua evolução e desenvolvimento vão depender do seu comprometimento e dedicação!
3 – Existe alguma dificuldade ou curiosidade sobre o pole dance?
O Pole Dance é uma prática que exige o uso de roupas curtas, pois a aderência é feita através do contato pele/barra. Por esse motivo, é proibido o uso de óleos e hidratantes corporais antes das aulas! No início é comum aparecerem hematomas na pele e algumas dores por conta das travas, mas este é um processo de preparação da pele. Com o tempo as dores e os roxos vão desaparecendo.

IMG-20160517-WA0029

Aluna Marjory Molto